Depeche Mode

Depeche Mode é uma banda inglesa classificada no estilo Pop-rock, Electro-pop e também Alternativo, formada em 1979 em Essex na Inglaterra.
A banda bem sucedida que emergiu na era da New Wave, New Romantic e New Rock. Um dos grupos precursores do synth (electro-pop), Depeche Mode é considerado uma das maiores e mais importantes bandas da música eletrônica (electro pop).

Muitas bandas de pop & rock atuais foram influenciadas e seguiram o exemplo de Depeche Mode, podemos citar algumas delas: Smashing Pumpkins, Coldplay, Placebo, Linkin Park, Lacuna Coil, Deftones. Possuindo também uma lista de fãs ilustres como Marilyn Manson, Scott Weiland, Trent Reznor, Amy Lee, Robert Smith, Johnny Cash, etc…

Foi em Basildon em 1977 (no Essex) que Vince Clarke e Andrew Fletcher decidiram de criar um grupo e concentrar a criatividade com um novo instrumento, o sintetizador, pouco utilizado naquela época em que o Reino Unido estava concentrado nos sons do Punk Rock.

Em 1978 um amigo do liceu (escola secundária), Martin Gore juntou-se ao Vince e Andrew e fundaram “Composition of Sound“. O grupo andava à procura de um vocalista e encontrou então Dave Gahan. Dave passa uma audição, e a banda gostou, o Dave juntou-se ao grupo.

Em 1979, a banda atribui o nome de “Depeche Mode” que foi encontrado por acaso por Dave Gahan; a origem do nome do novo grupo foi inspirado por uma revista francesa: Dépêche Mode.

Depeche Mode é uma banda composta por David Gahan (vocalista), Martin L. Gore (tecladista, guitarrista, vocalista) e inicia-se como compositor a partir de 81, Andrew Fletcher (tecladista) e Vince Clarke (tecladista e compositor de 80 a 81). Vince Clarke deixou a banda após o lançamento do álbum de estréia em 1981, tendo formado o duo Erasure, foi substituído por Alan Wilder, membro de 82 a 95.
Após a saída de Wilder, Depeche Mode continuou a carreira em trio.

Depeche Mode tem uma enorme influência para diversos músicos e bandas de pop e rock atuais como Pet Shop Boys, Nine Inch Nails, Smashing Pumpkins (regravou “Never Let Me Down Again”), Rammstein (regravou “Stripped”), Lacuna Coil (regravou “Enjoy The Silence”), Placebo (regravou “I Feel You”), Deftones (regravou “Sweetest Perfection” e “To Have And To Hold”), Linkin Park, Coldplay, The Killers e Marilyn Manson (regravou “Personal Jesus”). Além de ser bastante notória a sua grande quantidade de fãs ilustres, como os próprios Manson e Trent Reznor (NIN), Johnny Cash (regravou “Personal Jesus”), Robert Smith (regravou “World In My Eyes”), Tori Amos (regravou “Enjoy The Silence” e “Personal Jesus”), Scott Weiland, Amy Lee, Shakira, Lady GaGa e The Ting Tings…

Discografia
Álbuns em estúdio
– Speak & Spell (1981)
– A Broken Frame (1982)
– Construction Time Again (1983)
– Some Great Reward (1984)
– Black Celebration (1986)
– Music for the Masses (1987)
– Violator (1990)
– Songs of Faith and Devotion (1993)
– Ultra (1997)
– Exciter (2001)
– Playing the Angel (2005)
– Sounds of the Universe (2009)
– Delta Machine (2013)
– Spirit (2017)

Segue Depeche Mode no Facebook
Vê vídeos de Depeche Mode no YouTube
Descobre mais sobre Depeche Mode no Google



Deixe uma resposta